E aí
pessoal, que tal falarmos um pouco daquelas histórias em quadrinhos japonesas, toda em
preto e branco e que é lida da direita para a esquerda? Isso mesmo: o mangá.
----------
O termo mangá (man: involuntário + gá: desenho, figura) foi popularizado no Japão em 1950, com a obra de Osamu TeZuka. No entanto, os primeiros registros de algo similar no país já teriam surgido a muito tempo, desde o século VIII: os emakimonos, que eram rolos que contavam histórias à medida que eram abertos.
![]() |
Emakimono |
![]() |
Volume 1 do best seller One Piece |
O mangá é impresso em preto e branco, possuindo algumas paginas coloridas. Cada capitulo possui entre 10 e 40 paginas, sendo o livro construído em papel reciclado, dessa forma, qualquer pessoa pode adquiri-lo por ser barato.
Existem muitas categorias de histórias, as mais conhecidas são:
- Shõnen - Tendo seu foco no publico masculino juvenil, o enredo costumas ter muitas cenas de ação.
- Shõjo - O publico alvo é o feminino juvenil, a leitura sofre bastante influencia de relacionamentos amorosos, no entanto a trama costuma ser bem variada em seus estilos narrativos.
- Seinen - Dessa vez a história busca leitores adultos, o desenho costuma ser mais realista e aborda temas complexos, contendo muitas vezes criticas sociais, violência e conteúdo sexual.
- Josei - Sendo o equivalente feminino do seinen e um amadurecimento do shõjo, as histórias costumam ter pouca decorrência de fantasia e são características por seus romances bem desenvolvidos.
- Kodomo - Construído para crianças, as histórias costumam ser curtas, possuindo atividades para entreter e passatempos.
Gostou desse resumo sobre os mangás? Então favorite a página do DramaGik para não perder os posts!
#Matt
Nenhum comentário:
Postar um comentário